quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

::OLD FASHION: RETRÔ, VINTAGE E CLÁSSICO




Destaque nas vitrines e passarelas, a alta do momento é o retorno da moda clássica, ou seja, retrô e vintage na hora de escolher o que vestir. Muitos enganam-se com o entendimento de que "vintage", "retrô" e "clássico" classificam-se na mesma categoria. Apesar da semelhança, cada palavra exposta no desígnio fashion, possui um limite ou abrangêcia específica.




Existe uma diferença tênue entre os termos ora em questão. No que tange a designação da moda retrô, o termo aplicado indica sempre a recuperação de estilos das décadas de 20, 30, 40 e 50, 60, 70 e 80. Dessa forma, o retrô, atua como um relançamento de uma moda, através de peças novas com estilos e modelagens inspiradas e remetidas aos anos de ouro,disco e ploc. A origem da palavra, remete-se sempre a um passado, a uma retrospectiva do que já foi visto e vivenciado. Por isso, o significado da palavra retrô, tem sua definição no termo "para trás" ou "dentro após épocas". 



O retrô é o estilo em alta. Desde T-shirts clássicas com motivos em comic books da década de 80 até a moda xadrez do grunge wear style da juventude rebelde e perdida no rock clássico de Kurt Cobain e o all star já cantado por Cassia Eller e Nando Reis. O poder e influência do retrô é facilmente notado e indentificado em diversos segmentos de moda e tendências expostas nas passarelas de consumo. O navy, com retorno de listras; os wayfares, com o retorno dos óculos clássicos; o denim, com a moda "surrada" e tantos outros facilmente identificados através da perspectiva de remontagem do que já passou. Não há como negar que o "IN" so momento seja o "back in the 80's, 70's, 60's and beyond". 




Quanto ao termo "vintage", aplicado no universo fashion, pode-se se afirmar que a razão do termo tem a raiz de seu conceito remetida a um universo, a princípio, afastado de qualquer ligação com o conceito de moda e alta costura. Isto porque, em verdade, a palavra em questão aborda o procedimento de cultivo e colheita dos vinhedos, no qual o conceito de boa safra, não necessariamente refere-se ao antigo ou clássico, mas tão somente a conservação de uma boa colheita, de uma safra especial. Por isso, a introdução do "vintage", na moda, refere-se a peças de várias décadas, usadas, mas que ainda assim, contiuam em estado de perfeita conservação. Com vista a um verdadeiro estilo vintage contemporâneo de ser, vale lembrar que, para que a roupa ou peça seja, de fato, considerada vintage, a mesma deve ter pelo menos duas décadas de existência, de forma que, incluem-se no panorama vintage wear style peças conservadas até o final da década de 80. O vintage é o brechó da moda, onde tudo é aproveitado de forma a alcançar o cool classic do momento.




Exemplo de "vintage in" no quesito acessórios de moda, é a Lomomania ou Lomo Fever. Para quem ainda não conhece as máquinas Lomo, procurem observar nas vitrines e redes sociais mundo afora o boom do momento. Objetos de culto por todo o globo e considerada como estilo de vida, a febre de LOMO, originou uma comunidade internacional de seguidores, a Sociedade Lomográfica Internacional. São câmeras automáticas, muito comuns na década de 80, de alta sensibilidade, capazes de registar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recepção contínua de luz que é feito através do sistema de exposição automático,chegando a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular.







A despeito do "vintage style" ou do "retrô way of life", o estilo clássico, por sua vez, por ser mais abrangente, pode ser entendido através do exemplo de Gabrielle Channel, ou Coco Channel. Seu inconformismo e inquietação com a moda e estilo de vida de sua época, inspiraram-a a criar o original, ou seja, o diferente que consegue perdurar. Na moda, onde tudo que se é criado, em regra, um dia acaba e sai de cena, algumas peças, quando notoriamente bem estruturadas, perdem essa perenidade, tornando-se constantes, presentes e ativas, nunca saindo de moda. São peças de estilos atemporais, onde tempo não é fator determinante ao conceito de moda e sua duração, por isso entendidas como clássicas e inspiradoras.




::GUY STUFFS.COM::

Moda, informação e conteúdo.










































:: GStuffs.com ::

Promova sua página também

Um comentário:

Kleiton H. disse...

mto interessante. completo atualizade e de mto bom gosto. um blog q não é piegas.
estou seguindo.
abs,
kleiton

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...